Como a ética se relaciona com a responsabilidade social?

As postagens do fórum e o material do Alexandre mostram diversos valores revelados em nossa conduta, com destaque ao individualismo. Esta diversidade de valores pode gerar divergência de opiniões se tentarmos eleger o valor mais expressivo para nossa sociedade. Entretanto,
parece que há convergência de opiniões no que diz respeito ao valor que gostaríamos de ter e não temos.
A conduta do homem contemporâneo não revela harmonia entre o ‘eu’ e o ‘outro’. A harmonia pressupõe identificação, pois quando dois homens se identificam são capazes de conviver harmoniosamente. Entretanto, para que homens possam identificar uns aos outros é necessário TEMPO para RElacionar-se. Atualmente, ‘eu’ e ‘outro’ são dois estranhos. Como é possível ser responsável por uma sociedade de estranhos?
...
Apesar de ser considerada uma ciência da área de exatas, a Lógica é essencialmente uma disciplina filosófica. Qualquer curioso pode ir à Wikipédia e constatar que este ramo da filosofia trata do logos, que significa palavra, pensamento. E um dos seus principais fundamentos é a relação entre parte e todo. Não há parte sem todo, nem todo sem parte.
Isto significa que sem preservar todas as partes não se preserva o todo, ou seja, se o ‘eu’ não preserva o ‘outro’, então, não preserva o todo, e não havendo todo não haverá parte, nenhuma parte, nem o ‘outro’ e nem o próprio ‘eu’. Parece lógico, não?
Entretanto, é percepção geral que a conduta do homem contemporâneo não tem lógica. O fórum apresenta inúmeros termos que expressam isto: “inversão de valores”, “individualismo”, “pedofilia”, e tantos outros. Neste sentido, é possível dizer que a atitude não ética é a atitude ilógica, ou seja, é a atitude do ‘eu’ que não se identifica nem com o ‘outro’ nem com o ‘todo’.
Sendo assim, a atitude ética é a atitude lógica, a atitude que pressupõe identidade entre ‘eu’, ‘outro’ e ‘todo’. E então, a atitude ética é a atitude da pessoa que responde por ‘si’, pelo ‘outro’ e pelo ‘todo’.
Portanto, a responsabilidade social é elemento constitutivo da conduta ética, Em outras palavras, não há conduta ética se não houver responsabilidade social, e só há responsabilidade social se houver conduta ética.
Responsabilidade Social e Ética, uma relação de parte e todo, uma relação lógica que o homem contemporâneo não tem tempo para introjetar.
...
A semana tem 168 horas.
Quem dispõe de UMA hora por dia para dedicar às relações humanas?
Quem dispõe de SEIS horas por dia para relacionar-se DE FATO com cônjuge, filhos, familiares, amigos, colegas e sociedade?
Será que nossa conduta é insatisfatória porque usamos o tempo de modo inadequado?
Estamos usando nosso tempo para destruir o ‘eu’, o ‘outro’ e o ‘todo’?


http://valeriafarhat.blogspot.com/  http://educacaoparafilosofia.blogspot.com.br/  http://objetividadeedesburocratizacao.blogspot.com.br/ http://filosofiaparaeducacao.blogspot.com.br/ http://cafelegumes.blogspot.com.br/ http://republicafederativadobrasil.blogspot.com.br/ http://www.legeducacional.com.br/  #educação #redessociais #socialmedia #inovação

Nenhum comentário:

Postar um comentário